top of page

UNESC e Salah Shriners planejam unidade de reabilitação de lesões labiopalatais em Criciúma



A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) e o Salah Shriners deram início a um projeto para implantar um centro especializado no tratamento de lesões labiopalatais em Criciúma. A proposta, discutida na última terça-feira (8/4), tem como objetivo descentralizar o atendimento atualmente concentrado em Joinville e ampliar o acesso aos serviços na região sul do estado.


A reunião que marcou o lançamento da iniciativa foi realizada no gabinete da pró-reitoria da UNESC e contou com a participação da professora Gisele Silveira Coelho Lopes (pró-reitora e futura vice-reitora), do Ilustre Potentado Maurício Mafra, do Nobre Dr. Estevo Derech, da chefe de gabinete Suelen Rosa Biz, da gerente regional de Saúde da AMESC Ariete Minetto, e do Dr. Rodrigo Mattos, coordenador da pós-graduação em Ortodontia da UNESC. Também estiveram presentes cirurgiões-dentistas especialistas em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares.


As instituições envolvidas firmaram o compromisso de iniciar um estudo de caso para avaliar a operação do modelo conhecido como “Centrinho” e garantir uma base sólida para o funcionamento da nova unidade, que terá como objetivo oferecer atendimento multidisciplinar voltado à reabilitação estética, funcional e psicossocial de pessoas com fissuras labiopalatais. Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), esse modelo acompanha os pacientes desde o nascimento até a idade adulta, com equipes formadas por cirurgiões plásticos, ortodontistas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais.


De acordo com o IBGE (2000), estima-se que uma em cada 600 crianças nasça com esse tipo de condição no Brasil — o que representa cerca de 16 casos por dia. A implantação de uma nova unidade representa um avanço importante em saúde pública, inclusão social e na formação de profissionais especializados.


“O projeto será desenvolvido em parceria entre a UNESC, os Shriners, o governo estadual e o governo federal, com recursos específicos da área da saúde. A universidade foi escolhida por seu histórico de atuação comunitária e excelência acadêmica”, afirmou o Ilustre Potentado Maurício Mafra.


 
 
 

Comments


  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page